RSS

“O Triunfo dos Porcos” de George Orwell – Opinião

Gostei bastante desta obra avaliando-a com 5 estrelas. Acho bastante interessantes as críticas sociais, que os autores fazem. George Orwell foi bastante inteligente ao inventar esta história, pois utilizou um exemplo que já nos e muito conhecido, o que faz com que seja mais fácil a interpretação dos ideais que este pretende passar, aos leitores.

No início eu estava á espera que os animais se conseguissem organizar, mas estes representavam os humanos, sendo este livro uma crítica social. Os porcos tornaram-se tiranos e conseguiram ultrapassar a exploração e o abuso dos humanos aos animais. Esta história retrata a nossa sociedade e mostra-nos os nossos erros constantes, basicamente é estarmos a verificar a nossa postura na sociedade, como cidadãos que somos.

Uns dos momentos que mais me marcou nesta história foi o momento da revolta, os animais sem terem feito grandes planos criaram uma grande agitação, estando estes muito descontentes instauraram o “animalismo” na quinta. Esta revolta foi um passo importante para os animais da quinta, pois conseguiram superar os seus receios e voltarem-se contra a “ditadura” em que viviam. Relaciono esta revolução ao 25 de Abri, pois foi esta revolução que mudou a vida de todos os portugueses a grande razão de hoje sermos livres. A revolução dos animais acabou ser um fracasso porque ficaram com um líder ainda mais autoritário, do que o anterior.

Os porcos estavam cada vez mais parecidos com o homem e cada vez mais exigentes, pois os animais ainda faziam mais sacrifícios com eles a governar do que com o dono da quinta.

Eu achei este livro interessante porque faz- nos pensar sobre a nossa realidade e a nossa sociedade. Outro motivo é ficar-mos a saber como era a sociedade de Stalin. Como podemos verificar na obra, Napoleão representava Stalin e este arranjava sempre alternativas para convencer os outros animais de que aquilo que ele dizia era o mais acertado para uma determinada situação e nunca deixava os outros animais dizerem algo sobre o assunto. Sempre que alguém tentava dar a sua opinião, Napoleão acusava-os de traição e condenava-os à morte. Mas infelizmente esta obra na representava apenas a ditadura de stalin era também a de outros ditadores, na mesma altura.

É possível compreender a mensagem que George Orwell quer transmitir, ele pretende dizer que temos de fazer alguma coisa para tornar-mos a sociedade de hoje em dia um pouco melhor, acabar com os ditadores como era o caso do Stalin representado por Napoleão na obra.

Os sete mandamentos (iniciais):

1º Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2º Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3º Nenhum animal usará roupas.
4º Nenhum animal dormirá em cama.
5º Nenhum animal beberá álcool.
6º Nenhum animal matará outro animal.
7ºTodos os animais são iguais.

Alteração de alguns mandamentos:

4º Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.
5º Nenhum animal beberá álcool em excesso.
6º Nenhum animal matará outro animal sem motivo.
7º Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/8/0/2/5601072531208.jpg?201006161528

Filme da obra:

http://www.youtube.com/watch?v=w1wtSvNZ6yc

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: